quarta-feira, 21 de dezembro de 2016

A verdade relativa de Casillas


Quando em entrevista ao Porto Canal foi questionado por Júlio Magalhães sobre a arbitragem, Casillas afirmou que em primeiro lugar culpava sempre a equipa - onde. obviamente, se inclui - e apenas depois terceiros. No entanto, não deixou de deixar reparos ao que aconteceu no jogo da Taça de Portugal em Chaves e do campeonato em Alvalade. Fora das críticas ficaram as equipas de arbitragem dos empates a zero em Tondela e Restelo porque, segundo Iker, os jogadores do FC Porto tinham por obrigação fazer mais e melhor, mostrar mais vontade de ganhar.

Tudo muito correcto, tudo verdade, e até se compreende que Casillas não queira exagerar abertamente nas críticas à arbitragem - mais não seja porque há gente no clube com mais obrigação de o fazer. Além disso, importa recordar que a entrevista foi anterior a novo ataque dos homens dos apitos (e das bandeiras) ao FC Porto. Acredito que se Júlio Magalhães lhe fizesse a mesma pergunta hoje a resposta seria diferente.

Jogos maus como os que os Dragões empataram a zero contra Tondela e Belenenses (para apenas nos mesmos que o internacional espanhol) todas as equipas têm. Nessa altura há dois factores que fazem a diferença: a sorte e a arbitragem. No caso do FC Porto, nem uma coisa nem outra. Dos rivais da Luz, basta ver o que se passou no Estoril - Benfica e comparar ao FC Porto - Chaves. Enquanto pela enésima nos últimos anos lá apareceu um penálti daqueles bem forçados (há quem diga inventados) a dar a vitória às Águias, no jogo do Dragão a equipa de arbitragem comandada por Vasco Santos tudo fez para retardar a recuperação portista, tendo inclusivamente anulado um golo legal e negado (mais) um penálti ao FC Porto.

Para quem gostar de coincidências: as melhores arbitragens que o FC Porto teve foram enquanto o Benfica tinha sete pontos de vantagem sobre os Azuis e Brancos. A derrota do líder do campeonato na Madeira accionou um dispositivo qualquer e lá voltaram os lapsos a favor dos vermelhos e contra os azuis.